"JESUS TE AMA E TEM UM PROPÓSITO COM TUA VIDA"

sábado, 10 de novembro de 2012

O peso do pecado.

“Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.
Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado.” Salmo 32:3-5.

     Estas palavras foram escritas pelo rei Davi e refletem seu estado de espírito após haver adulterado com a mulher de um seu comandante militar. Noutro salmo (51:3), Davi escreve que seu pecado está sempre diante dele.

     O pecado não confessado pesa muito na alma de um cristão. Davi sentia-se esmagado pelo peso de sua transgressão e o quadro descrito em seu salmo 32 retrata um estado depressivo. Davi só ficou livre desse peso depois que decidiu confessar seu pecado à Deus (Salmo 32:5). Sua confissão e arrependimento estão relatadas no salmo 51.

     Manter um pecado guardado em nossa alma é a mesma coisa que guardar uma doença. Faz um mal enorme, e põe em risco nossa vida: esta, a vida biológica, aquela, nossa vida espiritual, e com reflexo por toda a eternidade. O pecado é a doença da alma, mas tem cura.

     Diz a Palavra de Deus: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” 1 João 1.9. Jesus é nosso Advogado junto ao Pai. A confissão é o medicamento indicado para a cura da enfermidade catalogada como pecado.

     Como em todo processo de tratamento de uma enfermidade, o paciente faz sua parte. No caso do pecado, cabe a nós primeiramente admitirmos essa enfermidade e, deixando o orgulho de lado, reconhecermos que necessitamos ser curados.

     O primeiro passo é o arrependimento. O arrependimento não traz pesar a ninguém (2 Coríntios 7.10), e é fruto da bondade de Deus (Romanos 2.4). Não confundir arrependimento com remorso. Remorso é peso na consciência; é a tristeza segundo o mundo e que produz morte (2 Coríntios 7.10-b).

     O verdadeiro cristão sente uma imensa tristeza em sua alma ao cometer um pecado. Se isso não acontece, algo está errado. É hora de reavaliar seus conceitos sobre ser nova criatura em Cristo. É hora de refletir se é convertido ou convencido.

     O segundo passo é a firme disposição de, em oração, derramarmos diante de Deus o pecado que nos pesa na alma, confessando-o sem nada ocultar e, com humildade, com coração quebrantado, pedirmos Seu perdão, pois, pelos méritos de Jesus Cristo e por Seu grande amor por nós, Deus extirpará de nós todos os pecados, e não mais se lembrará deles (Jeremias 31.34).

     A consciência de que Deus nos perdoou, garantia que nos é dada por sua Palavra (I João 1.9), traz paz ao nosso coração, e alívio pela retirada do peso do pecado que estava sobre nós, e nos faz exclamar, como o salmista: “Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto” Salmo 32.1.

Por Manoel Nerivaldo Lopes
PAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário