"JESUS TE AMA E TEM UM PROPÓSITO COM TUA VIDA"

terça-feira, 24 de abril de 2012

Indo ao encontro de Jesus.


Procurai o Senhor (Is 50,6)
O primeiro passo para aquele que deseja
caminhar ao encontro de Jesus é a busca.
É o Senhor quem diz: “Procurai o Senhor, já que Ele se faz encontrar; chamai-o, pois Ele está próximo”. (Is 55,7.) Esta busca é uma ordem de Deus, e vem acompanhada de um convite: o arrependimento.

Arrepender-se

     Arrepender-se significa mudar de direção, retornar ao Senhor (Is 55,7), e não se desesperar da misericórdia de Deus, mas reconhecer-se necessitado da graça de Deus. Por fim, render-se ao encantamento da glória de Deus e de sua santidade! Precisamos, portanto, confessar os nossos pecados, pois, se confessarmos os nossos pecados, fiel e justo como é, ele os perdoará e nos purificará de toda iniquidade (1Jo 1,9).

     Entretanto, um aspecto importante sobre a contrição de coração, ou seja, o verdadeiro arrependimento, muitas vezes se confunde com o complexo de culpa. A contrição é diferente do complexo de culpa, pois o pecador arrependido sofre pelo mal que causou e, consequentemente, por ter ofendido a Deus que o ama, e não por si mesmo. A pessoa que é tomada pelo complexo de culpa não chora o pecado, mas a si mesma, derrama lágrimas porque o pecado atingiu sua autoimagem: “Que os outros cometam este pecado… mas eu, logo eu?” É uma ferida narcísica que dificilmente será curada por esse falso arrependimento.

     Invocar o Nome do Senhor “… e se então, meu povo, sobre o qual é invocado o meu nome, se humilhar, orar, buscar a minha face e voltar de seus maus caminhos, eu, do céu, o escutarei, perdoarei seu pecado e sanarei a sua terra.” (2Cr 7,14.)

     Jesus é o Nome que está acima de todo o nome, e pelo qual nos foi dado a salvação. Ele mesmo nos ensina que tudo aquilo que pedirmos ao Pai em seu nome, nos será dado, de modo que nossa alegria será perfeita (Jo 16,24).

     O nome Jesus significa salvador, por isso, todo aquele que invocar o nome do Senhor, confessando com a sua boca que Jesus é o Senhor, e de coração crer que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo (Rm 9,13).

Confessar-se

      Se dissermos: “Não somos pecadores”, fazemos dele um mentiroso e a sua palavra não está em nós (1Jo 1,10). Mas, ao contrário, se nos arrependemos de nossos maus caminhos e nos confessamos ao Senhor, Ele que é pródigo em perdoar, nos manifestará a sua ternura (Is 55,7).

Humilhar-se

     É maravilhoso adorar a Deus, mas a adoração também envolve humilhação. A menos que eu me humilhe na presença de Deus, é impossível ser um adorador. Ao contrário disso, eu serei sempre um “participante” da Igreja, ou alguém que simplesmente dá e obedece a regras.

     Humilhar-se é reconhecer que somos pequenos e pecadores, e que necessitamos da misericórdia e da ajuda do Senhor para caminhar na verdade. Este reconhecimento de nossa impotência e de nossa completa dependência da graça de Deus já é, por si, um passo consistente no caminho da cura.

     Há dois modos de nos apresentarmos diante do Senhor, porém, só um coração contrito é capaz de receber o perdão e a justificação de suas faltas. É o que nos conta Jesus em uma parábola a respeito de um fariseu e um coletor de impostos que subiram ao Templo para orar:

     “Ao chegarem ao Templo, o fariseu, de pé, orava assim consigo mesmo: ‘Ó Deus, graças de dou por não ser como os outros homens, ou seja, pecador assim como os outros o são, os ladrões, os adúlteros e este coletor de impostos aqui ao meu lado… Já o coletor, que não ousava ao menos levantar os olhos para o céu, batia no peito e dizia: ‘Ó Deus, tem compaixão de mim que sou pecador!’” (Lc 18,9.)

     Somente o coletor de impostos foi justificado e perdoado, porque todo o homem que se eleva será rebaixado, e todo o homem que se humilha será elevado (Lc 18,14). É o Senhor quem exalta os humildes e faz cair os homens de pensamentos orgulhosos (Lc 1,51-52). Esta é a lei do Reino de Deus: para ser grande é preciso ser o menor de todos.

Escutar: -“Shemá Israel” (Dt 6,4-7.)

     “Shemá” é uma palavra hebraica, que significa “escuta”. O Senhor ordena ao seu povo que o escute e coloque os seus mandamentos em prática, guardando-os todos os dias de sua vida, a fim de que, na obediência, encontre o caminho da felicidade (Dt 6,3). Escutar a Deus é, portanto, obedecer aos seus mandamentos. A palavra obedecer, que vem do latim oboedire, significa dar ouvidos, dar crédito, de forma que se damos realmente ouvidos às Palavras do Senhor, buscamos também colocá-las em prática. Não podemos mais nos conformar em ser meros ouvintes da palavra de Deus, pois não são, com efeito, os que escutam a lei que são justos diante de Deus; justificados serão aqueles que a põem em prática (Rm 2,13).

Adorá-lo

     Em Cristo nós descobrimos a razão pela qual existimos, pois tudo foi criado por Ele e para Ele, de maneira que fomos predestinados para o louvor de sua Glória (Ef 1,4). Nele encontramos o sentido para todas as coisas: “Tudo foi criado por Ele e para Ele, e Ele existe antes de tudo; tudo nEle se mantém, e Ele é a cabeça do corpo, que é a Igreja. Ele é o começo, o primogênito entre os mortos, a fim de ocupar EM TUDO o primeiro lugar…” (Cl 1,16-20). A começar, no trono da nossa vida, no lugar, que é o lugar só dEle; O SEU CORAÇÃO!

Fonte Facebook da CCRC
PAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário