"JESUS TE AMA E TEM UM PROPÓSITO COM TUA VIDA"

sábado, 1 de junho de 2013

A mensagem atual do livro de Hebreus.


     A partir de nossa reunião de estudos do dia 15/05/2013, em que estudamos sobre o arrebatamento da igreja, por orientação do Pastor Edegar, fui aprofundar o estudo no livro de Hebreus , endereçado muito provavelmente à cristãos judeus que corriam o risco de desanimarem em sua jornada e perder a fé. A semelhança com a situação de muitos cristãos nos dias de hoje não deve ser mera coincidência e por isso mesmo, esse livro é mais atual do que nunca, aliás como toda a mensagem bíblica. A partir do capítulo 2, após elucidar no capítulo 1 sobre a superioridade da pessoa de Jesus o autor apresenta quatro exortações, fala sobre o perigo de os leitores se desviarem ou negligenciarem o que aprenderam, de endurecerem o coração pelo engano ou pelo prazer no pecado, de se rebelarem por deixar de considerar a herança prometida, de se tornarem “tardios em ouvir” e de negligenciarem a bênção de se reunir com outros cristãos. Em resumo, o apóstolo procura animar os cristãos à beira da fraqueza espiritual, assediados pelas tentações da idolatria (não somente a idolatria religiosa), da imoralidade, do amor ao dinheiro. 

     Quero alertar aos irmãos cristãos convertidos nos últimos tempos, para permanecerem vigilantes e evitem ficarem distraídos , devido às muitas preocupações, pois correm o risco de perder a fé enquanto esperam pela volta do Senhor Jesus, assim como as virgens néscias da parábola das dez virgens. É imprescindível a necessidade de estarmos focado no Cristo vivo, nosso sumo sacerdote, que está assentado a direita do trono de Deus” e intercede por aqueles que O buscam em amor.

     Como já havia mencionado o propósito do livro de Hebreus é válido tanto para os cristãos do primeiro século, quanto para os de hoje. Devemos olhar para além do cansaço, da aparente demora da volta de Jesus (Hebreus 10:37), da oposição, que vai aumentar mais e mais, e focalizar os privilégios e as bênção de pertencermos à comunidade escolhida por Deus aqui na terra, de maneira a perseverar na fidelidade para alcançar a promessa da herança. Aceite o desafio proposto  em Hebreus, creia e experimente o Cristo vivo e Seu caminho superior. Ele oferece uma vida plena aqui e a vida eterna logo adiante. Não é hora de desanimar, de perder a fé, de olhar para trás, de ser envolvido e cegado pelas luzes ofuscantes deste século. O mesmo Cristo que hoje intercede por nós no santuário celestial, tendo há dois mil anos derramado Seu sangue na maior demonstração do amor de Deus, logo virá para buscar aqueles que crêem na graça da salvação, cujos méritos conquistados na cruz do Calvário são oferecidos à todos, indistintamente e gratuitamente: “Porque Deus amou  mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito para que TODOS os que nele crêem não pereçam mas tenham vida eterna”. João 3.16. O autor do livro de Hebreus não fala de uma fé vazia. Pelo contrário, ele a apresenta alicerçada em fatos objetivos: na divindade real de Jesus, na humanidade real dEle, num sacerdócio real, num ministério real e num santuário real.

     Hebreus tem muito mais a dizer, basta se dispor a sua leitura de coração e mente abertos. Que tal abrir sua Bíblia agora, fazer uma oração sincera e mergulhar junto com o Espírito Santo nas  entrelinhas do livro de Hebreus. Esta atitude será  a cura para o desânimo, será o conforto pela certeza de que Jesus nos ajuda continuamente e dará a convicção de que, ainda que pareça demorar, logo Jesus voltará para arrebatar a sua noiva, a igreja, escolhida e amada por Deus!

Presbítero Clóvis Heinz
PAZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário